A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), regional Bahia, manifesta publicamente seu irrestrito apoio às categorias que estão em luta por melhores salários e condições de trabalho. Para a CTB, a unidade da classe trabalhadora é chave essencial na consecução de importantes vitórias no campo social e político.
O trabalhador (a) está sendo constantemente agredido e penalizado pela ganância do capital, com uma jornada injusta e um profundo processo de precarização nas relações de trabalho ao longo da sua história. A sobrevivência é comprometida com condições insalubres e cruéis de trabalho nas fábricas, nas empresas, nos órgãos públicos, no comércio, e em serviços essenciais. Tudo isso, exige cada vez mais, uma maior intervenção a altura do movimento sindical na conscientização dos trabalhadores(as), do seu papel no combate a exploração, mantendo a sua autonomia e independência perante governos e patrões.
A CTB luta pela redução da jornada de trabalho sem redução de salário e pela ratificação das convenções 151 e 158 da OIT que o Brasil ainda não reconhece. A CTB também luta pelo fim do fator previdenciário, em defesa do meio ambiente, no combate ao racismo e toda forma de discriminação e preconceito e no combate a desigualdade social. Temos convicção de que com desprendimento e disposição de luta, o movimento sindical vai avançar na construção de uma sociedade justa e democrática, na qual os trabalhadores tenham um papel central e de protagonismo.
A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB está envolvida cotidianamente com as lutas dos trabalhadores (as), nas reivindicações em todo o estado, no campo e na cidade. A central conduz e participa de várias lutas, como a dos trabalhadores do serviço público, pelo pagamento da URV; campanhas salariais que caminharam para greves e que alcançaram vitórias, como a recente luta que garantiu 19,84% de reajuste salarial aos professores municipais, uma luta da CTB com a APLB- Sindicato.
A CTB apela para sua sensibilidade e solicita que entenda as razões destes movimentos, como também colabore e apóie. Compreenda que estes movimentos são necessários, que sem protestos e lutas não existem conquistas. A Central reafirma seus princípios e presta apoio e solidariedade a campanha salarial dos jornalistas, gráficos e pessoal da administração em empresas de jornais e revistas, participando de assembléias da categoria nos locais de trabalho, aos frentistas em estado de greve, na luta por melhores condições de trabalho na construção civil, a greve dos servidores da UFBA e UFRB, a greve dos professores das universidades estaduais, a luta dos petroleiros e químicos pelo desmembramento dos sindicatos, aos metalúrgicos demitidos injustamente pela Papaiz, assim como, as lutas do judiciário estadual e federal pela aprovação do plano de cargos e salários, que prevê reajuste salarial e a campanha salarial dos bancários, prevista para o segundo semestre. Reafirmamos também, nosso apoio ao Grito da Terra Bahia, pela urgente efetivação da Reforma Agrária e fortalecimento da agricultura familiar.
Enfim, toda luta que significar a manutenção e ampliação dos direitos sociais e trabalhistas, a CTB estará presente
É dever do trabalhador (a) lutar sem tréguas para conquistar seus direitos e por isso, temos a convicção que com o apoio de toda a sociedade baiana estaremos contribuindo para a dignidade do trabalhador(a) e na construção de um país mais justo e soberano.
Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras no Estado da Bahia - CTB Bahia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário