quinta-feira, 12 de maio de 2011

Comissão Tripartite da Construção realiza nova reunião em Brasília

Brasília, 12/05/2011

Governo, trabalhadores e empresários da construção civil pesada participaram nesta quinta-feira, no Palácio do Planalto, em Brasília, de mais uma reunião da Mesa de Diálogo e Negociação Tripartite para Melhorar as Condições de Trabalho na Construção. A reunião foi uma continuidade no processo de negociação em torno da pauta comum e teve foco em dois pontos principais - formação e qualificação da mão-de-obra e regulamentação do processo de contratação dos trabalhadores através do Sistema Nacional de Emprego (Sine), de forma a eliminar a figura do intermediário, conhecido como “gato”.

A Mesa, coordenada pelo ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria-Geral da Presidência da República, teve o objetivo de construir entre os setores patronais e as centrais sindicais - com a intermediação do governo - um acordo sobre as condições de trabalho na área da construção civil. No encontro de hoje, trabalhadores, governo e empresários decidiram incluir, além da construção pesada, também o segmento da construção civil nas negociações.

No dia 16 de junho haverá outra reunião da Mesa. Até esta data, dois subgrupos formados por representantes de trabalhadores, empresários e governo irão debater e propor a redação dos tópicos referentes à saúde e segurança do trabalho e à intermediação, contratação e formação de mão-de-obra.

Participaram da reunião representantes das seis centrais sindicais - Central Única dos Trabalhadores (CUT); Força Sindical; Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB); Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB); União Geral dos Trabalhadores (UGT) e Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST) -, da Coordenação Nacional de Lutas (Conlutas); do Sindicato Nacional da Indústria da Construção Pesada (Sinicon), além de integrantes do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese); do Ministério do Trabalho e Emprego e da Secretaria de Direitos Humanos.

Fonte: Secretária Geral da Presidência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário