De acordo com um levantamento do Senai, o Brasil precisa formar 5,5 milhões de trabalhadores em nível técnico para atender a demanda da indústria nos próximos dois anos. E está sobrando vaga nos cursos de alguns lugares.
As vagas para cursos técnicos são disputadíssimas no estado. De acordo com o Senai e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, não sobram vagas para os cursos técnicos. Pelo contrário: todas foram preenchidas antes da data de término das inscrições.
Neste ano foram oferecidas mais de seis mil vagas de graça. Novos cursos devem ser abertos para o segundo semestre. O principal atrativo é que muitos dos alunos já saem dos cursos técnicos empregados e com os salários valorizados. As vagas são desde técnico em manutenção automotiva até técnico em modelagem de vestuário.
Em São Paulo, a procura pelos cursos técnicos é tão grande que alguns mais concorridos que o vestibular. No curso mais concorrido do estado, de mecatrônica, são 33 candidatos por vaga. As aulas são em período integral – de 7h às 16h30 – e são de Ensino Médio ou específicas. Oito em cada dez estudantes conseguem um emprego em menos de um ano após o fim do curso.
No Rio Grande do Sul, em setores como a construção civil é até difícil fechar as turmas, mesmo quando as vagas são de graça. Um em cada quatro cursos teve as inscrições prorrogadas por falta de alunos.
Os cursos mais procurados, por enquanto são de turismo, alimentação e hotelaria. Ao todo, no Rio Grande do Sul, são quase 30 mil vagas oferecidas em 28 cursos diferentes, e 10 mil são gratuitas.
Fonte: G1, 30 de abril de 2013
Nenhum comentário:
Postar um comentário