* Miraldo Vieira
Ednalva Bispo, Sonia Maria, Cecília de Jesus e Lilian |
As dirigentes do Ramo da Construção e do Mobiliário que participaram da Marcha das Margaridas ontem (17) em Brasília, visitaram a sede de nossa Confederação e foram recebidas pelos diretores Presidente (Mazinho), pelo Secretário Geral (Miraldo Vieira) e pelo Secretário de Finanças (Aroldo Garcia).
Sonia Maria e Ednalva Bispo são diretoras da FETRTACOM/BA - Federação dos Trabalhadores na Indústria da Construção e da Madeira do Estado da Bahia. Maria Cecília é presidente do SINTRACOM/SUDOESTE - Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção e do Mobiliário de Sudoeste da Bahia e Lilian é diretora da SINTRACOM/BA - Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção e da Madeira no Estado da Bahia, com sede em Salvador.
As dirigentes representaram não só as suas entidades, mas também o ramo da construção e do mobiliário.
Os diretores da CONTRICOM, Miraldo, Mazinho e Aroldo Recepcionaram as dirigentes sindicais em sede. |
As trabalhadoras percorreram 6 km até a Esplanada dos Ministérios para protestar contra as desigualdades sociais, denunciar todas as formas de violência, exploração e dominação e avançar na construção da igualdade para as mulheres.
Ao participar da cerimônia de encerramento da Marcha das Margaridas 2011, a presidente Dilma Rousseff divulgou uma série de conquistas alcançadas pelas trabalhadoras rurais a partir de negociações com o governo federal.
Entre as medidas anunciadas, a presidente destacou a construção de 16 unidades básicas de saúde fluviais e de 10 centros de referência em saúde do trabalho voltados para o campo e floresta até 2012; um plano integrado em saúde para trabalhadores do campo e da floresta; o aumento do limite de venda da agricultura familiar para fornecimento da merenda escolar, de modo a atingir, ainda em 2011, os 30% de compra direta do governo à agricultura familiar previstos na lei; a inserção da Produção Agroecológica Integrada Sustentável (PAIS) no Plano Brasil sem Miséria e aumento da dotação orçamentária do programa; ampliação do crédito rural, com elevação da participação da mulher e linha exclusiva às trabalhadoras; ampliação do acesso à creche e expansão da rede escolar na zona rural, entre outros.
A presidente também chamou a atenção para um plano de enfrentamento à violência contra a mulher do campo, a implantação de programa de documentação civil na Amazônia, com foco na mulher, a instituição de grupo de trabalho para elaboração, com a participação da sociedade civil, de um programa nacional de agroecologia e o início de um diagnóstico de todos os assentamentos rurais no Brasil.
Os dirigentes da CONTRICOM falaram da importância da Marcha das Margaridas e destacaram a união feminina entre as trabalhadoras do campo e da cidade.
* Miraldo Vieira é Secretário Geral da CONTRICOM
Nenhum comentário:
Postar um comentário