terça-feira, 9 de agosto de 2011

Nove operários morrem em acidente na Construção Civil em Salvador

Nove operários morreram em um acidente na obra na região do Iguatemi por volta das 7h30 desta terça-feira (9). O elevador que transportava os operários para o início das atividades despencou de uma altura de aproximadamente 60 metros de um prédio residencial em construção.

A obra pertence a construtora Segura e Santa Emília, segundo informação dos operários, associados do SINTRACOM/BA, o elevador tem capacidade para transportar 8 pessoas mas estava com 9 a bordo. Várias equipes do Corpo de Bombeiros, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU e do SALVAR estão no local para atender aos operários que ficaram em estado de choque por presenciar o acidente. A equipe do IML também se encontra no local para fazer o levantamento cadavérico.

O engenheiro responsável pela obra, Manoel Segura, disse ainda não se sabe exato o motivo. “Eles estavam subindo para ir trabalhar. O cabo soltou, mas não sabemos o porquê. O elevador era seguro, eu mesmo usava ele todos os dias. Não sabemos como aconteceu”.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil e da Madeira do Estado da Bahia (Sintracom-BA), José Ribeiro, afirmou que a categoria lamenta e está abalada com o acidente. “Ainda não dá para saber exato o motivo ou os motivos do rompimento do cabo do elevador, vamos aguardar as informações da Polícia Técnica”, disse.

Falta de manutenção pode ser a principal causa do acidente

Segundo informações de trabalhadores da obra filiados ao Sindicato da Classe a falta de manutenção do elevador pode ser a principal causa do acidente, além do excesso de peso em razão da capacidade do elevador para 08 pessoas, mas no momento transportava nove. A FETRACOM-BA está aguardo o resultado da perícia para tomar as medidas judiciais cabíveis.

A FETRACOM-BA e o SINTRACOM/BA vêem alertando para a necessidade de investir mais na segurança dos trabalhadores e desde o dia 12 de julho que está em curso à campanha "Dê um passo pela vida - Xô acidentes do Trabalho". Mas, parece que nem as campanhas de segurança têm sensibilizado os patrões que preferem indenizar vítimas de acidentes a investir em Saúde e Segurança. As entidades aguardam o resultado da perícia para tomar as medidas judiciais cabíveis, ao tempo em que se solidariza com os familiares e com os trabalhadores da obra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário