segunda-feira, 8 de agosto de 2016

9 DE AGOSTO: Dia Municipal em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho

Há cinco anos, um acidente de trabalho provocou a morte de nove operários da construção, na queda de um elevador, em Salvador/Ba.

Há exatos cinco anos, em 9 de agosto de 2011, aconteceu em Salvador um acidente de trabalho que chocou todo o país. Por volta das 7 horas, nove operários morreram, quando o elevador a cabo em que eram transportados, despencou do 22° andar do edifício Empresarial Duarte da Costa, que estava sendo erguido pela Construtora Segura, na Av. Antonio Carlos Magalhães. A perícia e o relatório da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE-BA) apontaram como causa a falta de manutenção.

Desde então, todos os anos, os trabalhadores da construção se reúnem para reverenciar a memória dos colegas: Antônio Reis, Antônio Elias, Antônio Alves, Hélio Sampaio, José Roque, Jairo de Almeida, Lourival Ferreira, Martinho Fernandes e Manoel Bispo.

E este é o primeiro ano em que a data é celebrada formalmente. Em 16 de maio último foi sancionada a Lei Nº 9.064, que transformou o dia do trágico acidente, 9 de agosto, em Dia Municipal em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, e incluiu no Calendário Oficial de Eventos do Município de Salvador.

O Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção (Sintracom-BA), que há 15 anos realiza a campanha Um Passo Pela Vida – Xô Acidentes do Trabalho na Construção, e o Fórum de Proteção ao Meio Ambiente do Trabalho (Forumat) prepararam uma programação para marcar a data, nesta terça-feira:

06h30 – Ato Público em canteiro de obras, em Pituaçu;
08h30 às 11h – Ato Público na Previdência Social, R. Miguel Calmon (Comércio);
13h30 às 17h – Audiência Pública no Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador, com o tema: Segurança e Saúde do Trabalhador para além do EPI (Equipamento de Proteção Individual).

Os eventos são realizados em conjunto com a Federação estadual Fetracom-Base, central sindical CTB, Confederação Nacional Contricom, Federação Latino-Americana e Caribenha Flemacon, União Internacional de Sindicatos do Ramo UITBB e Federação Sindical Mundial FSM.




Nenhum comentário:

Postar um comentário