segunda-feira, 6 de agosto de 2012

SEMANA DE LUTA EM DEFESA DA SEGURANÇA NO TRABALHO / CARTA ABERTA DOS TRABALHADORES (AS) DA CONSTRUÇÃO

Em memória dos 19 operários mortos vítimas de acidentes do trabalho em 2011. Pelo Direito de Trabalhar sem Riscos. Pelo reconhecimento de 9 de agosto como o
"Dia Estadual de Luta Contra os Acidentes do Trabalho na Bahia".
O Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção e da Madeira (SINTRACOM - BA) e entidades representativas da categoria, juntamente com os trabalhadores (as) da construção, se dirigem às autoridades e a toda sociedade, para lembrar que graves acidentes do trabalho continuam acontecendo nos canteiros de obras da Bahia.
Em 2011 foram 99 vítimas, com 19 mortos, em diversos canteiros, entre os quais nove operários, nossos colegas, foram vítimas fatais em um único acidente do trabalho, que aconteceu no dia 09/08/2011, por volta das 07:20h, quando um elevador despencou de uma altura de cerca de 100 metros, no prédio Comercial II, da Construtora Segura.
Neste acidente, as perícias feitas pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) e pela Polícia Civil Técnica apontaram falhas na manutenção do equipamento e por irregularidades por não obedecer às normas de segurança do trabalho NR18. Em ação civil pública, o Ministério Público do Trabalho (MPT), pede que a empresa seja responsabilizada por danos coletivos e pague a indenização de R$ 10 milhões, que nós defendemos sejam pagos às famílias das vítimas. Até agora, ao completar um ano dessa tragédia, nada foi resolvido.       .
Só no primeiro semestre de 2012,já registramos 50 acidentes, com duas vítimas fatais. Por isso, viemos a público pedir socorro! É preciso que o poder público aja para reduzir e acabar de uma vez por todas com essa crueldade. As empresas construtoras devem ser obrigadas a adotar medidas efetivas e obedecer às normas de segurança, para por fim nessas tragédias, que vêm se abatendo em nossas famílias: filhos que perdem seus pais, familiares que perdem seus entes queridos. Defendemos que aquelas que não se enquadrarem, também não recebam incentivos e financiamentos públicos, nem possam participar de concorrências públicas.
É preciso acabar com a ganância dos maus empresários, que exploram a mão de obra, muitas vezes de forma truculenta, sem se preocupar com o meio ambiente do trabalho, colocando em risco a segurança, a saúde e a vida do (a) trabalhador (a).
Nós queremos trabalhar para viver, não com perigo de morte e risco de sair de casa para não mais voltar.
O SINTRACOM-BA e os trabalhadores e trabalhadoras da construção conclamam toda a população para nos apoiar nesta Semana de Luta em Defesa da Segurança no Trabalho. Nos dias 6, 7 e 8 estaremos realizando mobilizações em diversos canteiros, onde ocorreram acidentes do trabalho em 2011. No dia 09/08, quando completa um ano da morte dos nove operários, Antônio Elias da Silva, Antônio Reis do Carmo, Antônio Luiz Alves dos Reis, Hélio Sampaio, Jairo de Almeida Correia, José Roque dos Santos, Lourival Ferreira, Manoel Bispo Pereira e Martinho Fernandes dos Santos, vamos nos reunir num Ato Público e Missa, a partir das 6 horas, no local onde ocorreu o acidente do trabalho, Avenida ACM, atrás do Hiper Posto, Salvador/BA.
Defendemos medidas concretas para acabar com os acidentes nos canteiros de obras na Bahia. E que o dia 9 de agosto, seja reconhecido como Dia Estadual de Luta Contra os Acidentes do Trabalho.
A luta por saúde e segurança na construção não para!
Acidentes nunca mais! Chega de acidentes e mortes na construção!

Mery Bahia
ASSESSORIA DE IMPRENSA – SINTRACOM-BA


Nenhum comentário:

Postar um comentário