O emprego informal no país está caindo, enquanto a formalidade cresce. Em 2011, a população empregada com carteira de trabalho assinada teve um crescimento de 6,2% com relação a 2010. Já os empregados sem carteira de trabalho assinada tiveram decréscimos de 3,9%.
O nível de informalidade médio da população ocupada no primeiro semestre de 2011 ficou em 35,6% e apresentou em junho a taxa de 35,3%, o menor patamar já registrado para o período desde 2003. A taxa de desemprego, que registrou uma média de 6,3%, também é a menor do período.
As constatações são do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que divulgou na semana passada estudo sobre mercado de trabalho, conjuntura e análise, que apresenta uma descrição das condições do mercado de trabalho brasileiro no primeiro semestre deste ano, em comparação com 2010.
A publicação apresenta, ainda, uma análise do monitoramento das principais ações programáticas do MTE na área de formação profissional, intermediação de mão de obra, seguro desemprego e programas de crédito à pequena empresa.
Fonte: Blog do Trabalho
Nenhum comentário:
Postar um comentário