segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Delegados ao 6º Congresso do SINTRACOM/BA dam cartão vermelho ao PL 4330


Cerca de 400 delegados da capital e interior participaram do 6º Congresso do SINTRACOM/BA, nos dias 25,026 e 27/10, no Hotel Sol barra, em Salvador. A abertura foi na sexta-feira, (25), à noite.

No segundo dia (26/10),  os delegados (as) aprovaram o Balanço das ações do Sindicato, referentes às lutas, atendimentos jurídico e de saúde, reforma e ampliação do patrimônio, e outras atividades realizadas pela entidade dos últimos quatro anos.

Foram apresentadas intervenções sobre as questões de saúde no trabalho, pelo diretor Arilson Ferreira, sobre a mulher na construção, com a diretora Maria Nery, e também sobre racismo e igualdade racial, pela diretora Ednalva Bispo.

A economista do DIEESE, Lavínia Moura, fez uma palestra bastante esclarecedora sobre Conjuntura econômica, mostrando que a construção civil é o setor que mais contribui para o PIB nacional e estadual. Apresentou dados e informações que vão servir de base para as negociações e as perspectivas para a Campanha Salarial.

No último dia (27/10), os participantes do 6º Congresso deliberaram sobre reforma estatutária e aprovaram um plano de ação, com estratégias para as mobilizações do SINTRACOM-BA e a Campanha Salarial dos trabalhadores (as) da construção. A data base é 1º. de janeiro, mas as discussões deverão começar já a partir de novembro.

Durante os três dias, o 6º Congresso teve a participação de diversas lideranças sindicais e parlamentares: o vereador de Salvador, Everaldo Augusto; o deputado estadual Álvaro Ramos; a deputada federal, Alice Portugal; a ex-vereadora e Secretária em exercício da Setre, Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia, Olívia Santana; o presidente da FETRACOM-BA, Edson Cruz; o secretário geral da CONTRICOM, Miraldo Vieira; a presidente da FLEMACON, Lúcia Maia; o presidente da UITBB, Antônio Lopes; o secretário nacional da Federação dos trabalhadores da Construção da Galícia (Espanha), Xosé Hoan Melón; o vice-presidente da FETRACONSPAR (Paraná), Carlos Roberto da Cunha; os diretores do Sindicato dos Marcineiros de São Paulo, Francisco de Assis Correia e Marco Antonio; a presidente da Associação dos Servidores da Conder, Maria de Fátima Carneiro da Silva; o diretor da CTB Nacional, Pascoal Carneiro; o presidente e a vice-presidente da CTB-Bahia, Aurino Pereira e Rosa Souza; os advogados assessores jurídicos do SINTRACOM-BA, Dr. Jorge Lima, Dr. Joaquim, Dr. José Antonio, Dra. Epifânia Firmo e Dra. Ruth Serravalle, dentre outros.

O 6º Congresso dos Trabalhadores da Construção foi bastante participativo e um palco de debates de grande relevância para os trabalhadores da construção, da Conder, das prestadoras de serviços de energia elétrica (terceirizados da Coelba), das prestadoras de serviços de saneamento básico (da Embasa), das cerâmicas e olarias, de manutenção industrial e de mármore, granito, madeira e artefatos de cimento.



Fonte; SINTRACOM/BA

Nenhum comentário:

Postar um comentário