O secretário de Imprensa e comunicação da FETRACOM-BA-Fderação dos Trabalhadores na Indústruia da Construção e da Madeira no Estado da Bahia e secretário geral da CONTRICOM-Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria da Construção e do Mobiliário, Miraldo Vieira participa nesta terça-feira (07), às 11h, no Senado, de uma audiência pública que tem como objetivo instruir o Projeto de Lei do Senado (PLS) 228/2011, que trata sobre a aposentadoria especial para os trabalhadores e trabalhadoras da construção.
O PLS 228/2011 estabelece que os operários (as) da construção tenham a aposentadoria especial assegurada com 25 anos de trabalho, desde que comprovada exposição a agentes nocivos químicos como amianto, poeiras provenientes do lixamento de paredes, de cerâmica, cimento, terra, entre outros, físicos, biológicos ou associação de agentes prejudiciais à saúde ou à integridade física, pelo período equivalente ao exigido para a concessão do benefício. A aposentadoria especial garante ao aposentado uma renda mensal equivalente a 100% do salário com o qual se aposentou.
Para Miraldo Vieira "O Estado precisa corrigir esta distorção quanto ao tempo em que laboram os operários da construção em nosso país. O Brasil tem uma dívida com os trabalhadores e trabalhadoras", pontua.
Considerada uma das principais estratégicas adotada pelo governo federal na última década para enfrentar os desafios da economia no país, a construção civil recebeu em 2012 mais de R$349 bilhões em investimentos na sua cadeia produtiva.
Braço forte da economia, grande gerador de emprego e renda, o setor gerou em 2011 cerca de 8 milhões de empregos no Brasil. São milhões de brasileiros e brasileiras que diariamente enfrentam uma rotina de trabalho exaustiva, estressante e demasiadamente desumana. Muitos submetidos a condições insalubres de trabalho e à mercê das intempéries: muito sol na região nordeste e extremo frio no sul do país.
Acompanhe a audiência Ao Vivo, nesta terça-feira (08), às 11h, na TV Senado no canal - 53 ou através do site: http://www.senado.gov.br/noticias/TV/
FONTE: FETRACOM/BA, com texto de Camila França
Nenhum comentário:
Postar um comentário